12/2023

Acordo entre Abiogás e Instituto E+ vai impulsionar o desenvolvimento do setor de biogás e biometano

Publicado por: emais
Categoria: Imprensa

A Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) e o Instituto E+ Transição Energética assinaram nesta terça-feira (5 de dezembro) acordo de cooperação técnica em Dubai, durante a COP-28.  O acordo prevê a o incentivo a inovações tecnológicas, fomento a políticas públicas e realização de estudos de viabilidade técnica e econômica na área.   

"A discussão sobre o biogás, biometano e biomassa ainda está bastante circunscrita ao Brasil apenas. Precisamos colocar essa agenda para o mundo. Se conseguirmos desenvolver ainda mais esse mercado no Brasil, teremos bons exemplos para exportar essa tecnologia", afirmou Rosana Santos, diretora-executiva do Instituto E+, durante o ato de assinatura, na COP-28.  

Para Renata Isfer, presidente da Abiogás, a parceria com o E+ vai ajudar a desenvolver a indústria do biogás. "É importante estar com o E+, que tem exercido um papel relevante no setor energético e tem capacidade técnica impressionante. É importante a gente se juntar e fazer esse trabalho, que vai gerar ideias brilhantes e ajudar a tornar o biometano cada vez mais realidade", afirmou Renata.  

Com duração de 30 meses prorrogáveis por igual período, o acordo de cooperação técnica contempla ações em favor do desenvolvimento e a implementação de tecnologias inovadoras relacionadas à produção, armazenamento e utilização eficiente do biogás, com foco na transição energética mais sustentável. O acordo prevê ainda o desenvolvimento de políticas públicas favoráveis ao uso do combustível, propondo diretrizes e regulamentações que incentivem a adoção dessa fonte de energia renovável.  

Além disso, a parceria visa o desenvolvimento de programas de sensibilização sobre os benefícios do biogás, destacando seu papel fundamental na redução das emissões de metano e na promoção de uma matriz energética mais limpa, e a promoção do tema em fóruns e conferências internacionais.  

Mais informações para a imprensa: Clara Barufi | [email protected] | (11)98114-5861

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Estudo do Instituto E+ discute alternativas para evitar crises no setor elétrico  Ver conteúdo
Taxonomia: um passo crucial para a indústria verde no Brasil  Ver conteúdo
E+ realiza evento sobre gestão de crises do setor elétrico Ver conteúdo