12/2023

Economia circular e descarbonização na indústria brasileira pautam debate na COP 28 

Assunto é tema de painel com participação da Cooperativa de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno, Fundação Ellen MacArthur, Instituto Pólis e Instituto Pragma, sob a moderação do Instituto E+ Transição Energética. 
Publicado por: emais
Categoria: Imprensa

A transição energética justa na indústria passa por mudanças no ciclo de vida dos produtos para diminuir a geração de resíduos. Ao mesmo tempo, o processo tem de incluir a valorização dos catadores de resíduos para melhorar sua qualidade de vida, acelerar a reciclagem e ampliar a produção de biometano para substituir os combustíveis fósseis nos sistemas produtivos, reduzindo suas emissões e contribuindo com a neoindustrialização do país.

O assunto será tema do debate “Economia circular e descarbonização: desafios da indústria brasileira”, que um grupo de organizações da sociedade civil realiza no dia 8 de dezembro no Pavilhão Brasil da COP 28.  

As emissões de gases de efeito estufa dos resíduos serão tratadas por Victor Argentino, do Instituto Pólis, que discutirá soluções para o enfrentamento do problema inclusive no ambiente rural, passando pelas condições dos profissionais que atuam com a coleta desses materiais. Em seguida, Dione Manetti, do Instituto Pragma, a partir do Anuário da Reciclagem 2023, a maior pesquisa sobre a atuação dos catadores, debaterá o cenário da cadeia de reciclagem no país. 

O protagonismo e a importância das organizações que reúnem esses profissionais, por sua vez, serão tema da fala de Aline Sousa, da Cooperativa de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop-DF). Além disso, Luísa Santiago, da Fundação Ellen MacArthur, vai tratar da economia circular, com foco no redesenho dos produtos industriais de modo a reduzir a produção de resíduos.

Sob a moderação de Rosana Santos, do Instituto E+ Transição Energética, o evento acontece no dia 8 de dezembro, às 16h30 horas (horário local) e 9h30 (horário de Brasília). 

Acompanhe o evento pelo canal do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima no YouTube https://www.youtube.com/@mmeioambiente ou pelo canal da ApexBrasil https://www.youtube.com/@ApexBrasil 

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Estudo do Instituto E+ discute alternativas para evitar crises no setor elétrico  Ver conteúdo
Taxonomia: um passo crucial para a indústria verde no Brasil  Ver conteúdo
E+ realiza evento sobre gestão de crises do setor elétrico Ver conteúdo