07/2024

G20: Descarbonização da indústria e desenvolvimento do Sul Global pautam evento do Instituto E+ 

Publicado por: Rebeca Pelaquim
Categoria: evento
Cadastre-se e participe!

De que maneira a descarbonização industrial pode contribuir com o desenvolvimento econômico? Como essa descarbonização pode facilitar a descentralização das cadeias produtivas globais? E quais são as oportunidades para o Sul Global no contexto da evolução da economia de baixo carbono? 

Essas questões pautam o evento virtual "Caminho para uma transição justa: a descarbonização da indústria como viabilizadora da descentralização das cadeias produtivas globais", que o Instituto E+ Transição Energética promove no dia 4 de julho, às 10h, de maneira virtual. 

O objetivo do think tank é mobilizar o G20 sobre o potencial da transição para a economia de baixo carbono funcionar como um motor de desenvolvimento econômico do Sul Global, com enfoque em particular no setor industrial. A perspectiva é engajar nessa agenda principalmente representantes dos grupos de engajamento do B20 (comunidade empresarial), C20 (sociedade civil organizada) e T20 (think tanks e institutos de pesquisa), do qual o E+ é um dos co-cordenadores. 

“A discussão vai explorar oportunidades para novos mercados por meio da descarbonização, destacando como os países menos desenvolvidos podem se beneficiar da descentralização das cadeias de produção”, destaca a diretora-executiva do Instituto E+, Rosana Santos, que vai moderar o painel. “Dessa forma, nossa perspectiva é contribuir para uma transição justa e um crescimento econômico com mais equidade e sustentabilidade”, completa.  

A discussão conta com a participação da diretora de programas do think tank IDDRI, Céline Kauffmann; o executivo-sênior do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) Fernando Branger; o diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria, Jefferson de Oliveira Gomes; e o economista da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) Clovis Freire. 

“Esperamos aumentar a consciencialização e a integração de estratégias de descarbonização industrial nas discussões do G20 e fortalecer parcerias com instituições internacionais e governamentais nessa área”, resume a analista em energia – organismos multilaterais do Instituto E+, Milena Megre. 

O evento acontece no dia 4 de julho, das 10h às 11h40, por meio da plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas em: https://forms.gle/ZHYKLMp6W4fWU3eG6

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Instituto E+ é certificado com Equivalency Determination Ver conteúdo
Consumidor, muito além de um pagador de contas das crises Ver conteúdo
Portos, as portas da transição Ver conteúdo