Esforços contra o aquecimento estão aquém do necessário, alerta CCPI

Embora alguns países estejam fazendo progressos notáveis em relação à redução das emissões de gases de efeito estufa, em geral os esforços globais ainda estão aquém do necessário para limitar o aquecimento global a 1,5oC.  

A avaliação é do Climate Change Performance Index (CCPI), ferramenta que avalia a performance de 63 países e da União Europeia em relação às mudanças climáticas, cujos dados mais recentes foram apresentados hoje na COP29. 

O índice destaca a importância da transição energética, da eficiência energética e da implementação de políticas claras e ambiciosas para acelerar a redução das emissões de GEE. A desigualdade de investimentos em energia renovável entre diferentes países e regiões também foi apontada como uma preocupação, particularmente na África. 

No caso específico do Brasil, o CCPI observa uma recuperação em relação aos anos anteriores, tendo em vista os esforços do governo para reduzir o desmatamento da Amazônia. Mas, apesar dessas ações, o país ainda é considerado muito dependente de combustíveis fósseis, o que representa um grande desafio para suas metas climáticas. 

De maneira geral, a versão mais recente da ferramenta destaca que nenhum país está suficientemente avançado para evitar mudanças climáticas perigosas, embora alguns, como Dinamarca e Reino Unido, tenham mostrado progresso significativo. 

A análise abrange cerca de 90% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) e se concentra em quatro categorias: emissões de GEE, energia renovável, uso de energia e políticas climáticas. 

Esse complexo cenário sublinha a necessidade urgente de ações robustas e coordenadas globalmente, incluindo o fornecimento de financiamento adequado para ajudar todos os países na transição para energias mais limpas. 

Posts relacionados

Clipping

COP30: um novo consenso guiado pelo Cruzeiro do Sul  

As relações geopolíticas internacionais se basearam, nas últimas três décadas, no Consenso de Washington. Por muito tempo acreditou-se que esse sistema proporcionaria uma aceleração do ...
LEIA MAIS
Outros

Data centers e energia: oportunidade ou armadilha para o Brasil?

O Brasil tem um enorme potencial de energia limpa ainda não explorado, e isso pode nos colocar entre os grandes protagonistas globais no armazenamento e ...
LEIA MAIS
Artigo de Opinião

Protecionismo em Washington, um novo consenso em Belém 

Já faz algum tempo que Washington deixou de apoiar o famoso consenso da economia global que leva seu nome: as políticas protecionistas de Trump apenas ...
LEIA MAIS
COP30

COP30: contribua com a construção de soluções contra as mudanças climáticas 

“A líderes e partes interessadas (…) – em finanças, governos subnacionais, setor privado, sociedade civil, academia e tecnologia –, a próxima presidência da COP30 os ...
LEIA MAIS