“A líderes e partes interessadas (…) – em finanças, governos subnacionais, setor privado, sociedade civil, academia e tecnologia –, a próxima presidência da COP30 os convida a participar do nosso “mutirão” global. A humanidade precisa de vocês.”
O chamado é do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, em sua primeira carta sobre o evento publicada ontem, na qual destaca a importância da conferência como ponto de suporte para apoiar alavancas contra as mudanças climáticas de todos os setores da sociedade.
“Enquanto nos preparamos para a COP30, a presidência recrutará agentes entre as partes interessadas não estatais para se associarem como “alavancas”, ajudando a aplicar soluções em “pontos de alta alavancagem”, onde pequenas mudanças podem resultar em grandes impactos no comportamento de sistemas complexos”, escreve.
O Instituto E+ vê com muito otimismo essa visão pautada pela cooperação de diferentes agentes de toda a sociedade. E, claro, nosso time está à disposição não só para contribuir em todas as etapas da organização e realização do evento, como para propor encaminhamentos: mais do que uma ferramenta específica vinculada à COP, nossa proposta é que a própria transição energética que está entre suas prioridades justamente sirva de alavanca para o nosso desenvolvimento econômico e social.
Confira a íntegra da carta do embaixador em https://cop30.br/pt-br/noticias-da-cop30-amazonia/brasil-convoca-para-mutirao-global-contra-a-mudanca-do-clima