Parabenizamos a nomeação de Dan Ioschpe como Campeão de Alto Nível da COP30, tendo em vista não só suas habilidades para mobilizar diferentes atores dentro de uma agenda climática ambiciosa como também estimular a agenda da transição industrial e energética.
“Espero apoiar a Presidência da COP30 no avanço da ação climática, incluindo a transição energética, que é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico mundial e ainda mais crítica para o Brasil, dado seu potencial para acelerar essa agenda. Isso sempre envolverá o maior número possível de partes interessadas, capturando diversas iniciativas e oportunidades”, afirmou Ioschpe.
Como liderança climática, Ioschpe é reconhecido por sua compreensão de que o enfretamento da crise deve ir além dos compromissos voluntários dos países em termos de redução de emissões, demandando medidas inovadoras para transformar os modelos de produção e consumo em favor da eliminação dos combustíveis fósseis.
Na avaliação do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, a escolha fortalece a organização do evento de maneira significativa. “Assim como demonstrou no G20 durante a presidência brasileira, Ioschpe poderá agora contribuir de forma extraordinária para conjugar as prioridades brasileiras para a COP30 e a ação do setor privado”, disse.
O empresário liderou o Business 20 (B20) durante a presidência brasileira do G20, em 2024. Ele é presidente do conselho de administração da Iochpe-Maxion e integrante dos conselhos de administração da WEG, da Marcopolo e da Embraer, além de um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
A função de Campeão de Alto Nível do Clima foi estabelecida na COP21, em 2015, com objetivo de incentivar ações climáticas ambiciosas de cidades, regiões, empresas, investidores e outros atores da sociedade civil. Suas atribuições incluem conectar iniciativas voluntárias de atores econômicos aos esforços dos governos nacionais, apoiando o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris.
O Instituto E+ segue à disposição de toda a equipe da COP30 e dos Campeões de Alto Nível sobre Mudanças Climáticas da ONU para contribuir nas discussões relacionadas ao evento, em particular nos esforços em favor da descarbonização da indústria, investimentos em bioeconomia e renovabilidade do setor elétrico como mecanismos favoráveis ao desenvolvimento socioeconômico do país.