Economia Politica da Energia Instituto E+

Economia Política da Transição Energética: Resultados da COP26

Que novidades a COP26 trouxe no campo da Transição Energética? Para além das negociações em si, o que aconteceu no campo da Economia Política da energia?

Location: Youtube

Time: 10h - 11h15 - Horário de Brasília

A consolidação da transição energética justa como uma das prioridades na COP 26, em Glasgow, aponta para a urgência e a importância dessa agenda. O acordo entre França, Alemanha, Reino Unido, EUA e União Europeia, em uma Cooperação Internacional, para a transição do carvão a uma energia limpa na África do Sul, apoiará os que dependem de empregos e de energia oriunda deste combustível fóssil.

Este é um dos primeiros compromissos da COP em que os países do Norte Global concordam em ajudar um país do Sul Global a empreender em uma transição justa, com uma economia sem carvão.

No Brasil, o debate ainda é incipiente, sem uma narrativa que endereça os trade-offs econômicos, climáticos e sociais do país, necessitando incluir estes aspectos nas discussões nacionais.

O Instituto E+ Transição Energética, em sua segunda edição da série de webinars Economia Política da Transição Energética no Brasil, visa abordar esses e outros aspectos desta agenda desafiadora, trazendo as perspectivas da Alemanha, África do Sul e Brasil.

Newsletter

Subscribe and stay updated.