Webinar: Políticas econômicas da Transição energética: Brasil e África do Sul

Location: Zoom

Time: 10 am - BRT

Participants:

  • Kathryn Hochstetler (Palestrante)

  • Larissa Basso (Palestrante)

  • Alice Amorim (Moderadora)

Globalmente a transição energética é reconhecida por envolver complexas escolhas sociais com consequências de longo prazo. Seus debates envolvem vários stakeholders com papel ativo na evolução do setor de energia.

No Brasil, o debate público ainda é restrito a um pequeno grupo e possui uma narrativa mais centrada em aspectos tecnológicos. Contudo, para compreender os trade-offs sociais, econômicos e climáticos da transição energética, é fundamental ir além do tecnológico.

O novo webinar do Instituto E+, “Políticas econômicas da Transição energética: Brasil e África do Sul”, irá explorar as dimensões da economia política da transição energética no Brasil, em lente comparativa com o caso da África do Sul. Ambos os países partilham importantes desafios institucionais, elevados níveis de desigualdade, lutas para a redução da discriminação na sociedade e a discussão de como garantir espaço para os diferentes atores da sociedade na formação do diálogo energético.

Para o evento convidamos Kathryn Hochstetler, Professora e Chefe do Departamento de Desenvolvimento Internacional da London School of Economics, trazendo conclusões de seu recém-lançado livro “Political Economies of Energy Transition: Wind and Solar Power in Brazil and South Africa”. Larissa Basso, advogada e pesquisadora no projeto Earth Systems Governance. Como moderadora, Alice Amorim, Humboldt Chancellor Fellow e presidente do E+ Conselho.

O evento acontece no dia 05 de agosto, quinta-feira, às 10 horas (horário de Brasília), no idioma português.

 

Kathryn Hochstetler
Kathryn Hochstetler é Professora e Chefe do Departamento de Desenvolvimento Internacional na London School of Economics, em Londres. Entre muitas publicações sobre a política ambiental brasileira, destaca-se os livros Greening Brazil: Environmental Activism in State and Society e a recente Political Economies of Energy Transition: Wind and Solar Power in Brazil and South Africa.

 

Larissa Basso
Advogada e pesquisadora. A pesquisa de Larissa Brasil é focada nas Políticas de Transição Energética em economias emergentes, assim como outros tópicos em política ambiental e direito ambiental internacional. Ela ministrou cursos sobre desenvolvimento e sustentabilidade na América Latina, Economia Política Global e Direito Internacional. Larissa foi pós-doutoranda na Stockholm University, tem doutorado em Relações Internacionais (Universidade de Brasília, 2018) e mestrado em Política Ambiental (Universidade de Cambridge, 2010) e Direito Internacional (Universidade de São Paulo, 2008). Atualmente é pesquisadora no projeto Earth Systems Governance.

 

Alice Amorim
Alice é advogada formada pela UERJ e mestre em Política Econômica de Desenvolvimento Tardio pela London School of Economics. Tem experiência na advocacia corporativa e longa trajetória em projetos com organizações da sociedade civil no campo do desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Alice foi Coordenadora do Portfólio de Política Climática e Engajamento do iCS – Instituto Clima e Sociedade e, antes disso, coordenou os projetos de clima e desenvolvimento na consultoria GiP – Gestão de Interesse Público, Pesquisa e Consultoria. Atualmente, Alice reside na Alemanha onde é Humboldt Chancellor Fellow, realizando pesquisa sobre a influência da sociedade civil no engajamento parlamentar nas pautas climáticas.

Inscrição

Newsletter

Subscribe and stay updated.