Main conclusions:

  1. A energia solar fotovoltaica já é hoje uma tecnologia de energia renovável de baixo custo.

    O custo da eletricidade de instalações fotovoltaicas de grande escala na Alemanha caiu de 40 ct/kWh em 2005 para 9 ct/kWh em 2014. Preços ainda mais baixos têm sido relatados em regiões mais ensolaradas do mundo, já que uma grande parcela dos componentes de custo é comercializada em mercados globais.

  2. A energia solar será, em breve, a forma mais barata de geração de eletricidade em muitas regiões do mundo.

    Mesmo em cenários conservadores e sem grandes avanços tecnológicos, o fim da redução de custos não está à vista. Dependendo da insolação anual, um custo de eletricidade de 4-6 ct/kWh é esperado até 2025, chegando a 2-4 ct/kWh até 2050 (estimativa conservadora).

  3. Ambientes financeiros e regulatórios serão fundamentais para reduzir custos no futuro.

    O custo de equipamentos nos mercados globais diminuirá independentemente das condições locais. No entanto, regimes regulatórios inadequados podem aumentar o custo da energia em até 50% por meio de custos de financiamento mais altos. Isso pode até mesmo compensar o efeito de melhores recursos solares locais.

  4. A maioria dos cenários subestima fundamentalmente o papel da energia solar nos sistemas energéticos futuros.

    Com base em estimativas de custo desatualizadas, a maioria dos cenários que modelam sistemas de eletricidade futuros, regionais ou globais, prevê apenas uma pequena contribuição da energia solar. Os resultados da nossa análise indicam que é necessária uma revisão fundamental dos cenários otimizados pelo custo de expansão dos sistemas elétricos.

Summary:

Desde sua primeira aplicação em missões espaciais em 1958, a tecnologia solar fotovoltaica já percorreu um longo caminho. Na Alemanha, uma revolução nos custos foi obser­vada nos últimos anos, após uma década de investimentos maciços em pesquisa e implantação de projetos. Atualmente, novas usinas de energia solar fotovoltaica custam quase 80% menos do que as construídas há vários anos no país.

Enquanto alguns especialistas da indústria proclamam hoje a chegada de uma “era solar” que mudará completamente a apa­rência dos sistemas elétricos em todos os cantos do mundo, outros especialistas esperam um fim no declínio dos preços e, assim, ver o fim da “bolha solar”. Essa incerteza representa um desafio para os formuladores de políticas, pois uma avaliação das opções de políticas geralmente requer análise de cenários futuros, incluindo cenários do futuro distante.

Por isso, a Fraunhofer ISE desenvolveu cenários da evolução futura dos custos da eletricidade pro­duzida por sistemas fotovoltaicos – tanto sob suposições conservadoras como otimistas.