Main conclusions:

  1. Para alcançar uma participação de 50% de eletricidade limpa até 2030 a um custo mínimo, a China precisa adi­cionar cerca de 35 GW de energia eólica e 65 GW de energia solar por ano entre 2020 e 2030. Isso estaria prati­camente alinhado com os níveis de implantação mais rápidos vistos em anos anteriores. Com um rápido declínio nos custos das tecnologias, a energia eólica e a energia solar podem servir como substitutos para novas usinas nucleares e hidrelétricas, que os planos atuais preveem crescer a um ritmo irrealista.

  2. A “flexibilidade” precisará se tornar a nova palavra de ordem no sistema elétrico da China, já que em 2030 cerca de 25% da energia elétrica virá de fontes renováveis variáveis. Reestruturar o sistema elétrico será essencial para mantê-lo confiável e econômico. Tecnologias de carga de base inflexíveis e o despacho em grande escala não ba­seado em ordem de mérito são incompatíveis com um sistema que é cada vez mais dominado por tecnologias de geração de eletricidade dependentes do clima.

  3. A China já iniciou uma série de reformas importantes, mas os desafios fundamentais ainda estão por vir. Reformas políticas recentes avançaram na direção certa, à medida que a China iniciou projetos-piloto para o comércio de emissões, revisou seu esquema de remuneração de energias renováveis e reconheceu a necessidade de criar um mercado à vista de eletricidade. No entanto, os desafios fundamentais ainda precisam ser resolvidos. Estes incluem excesso de capacidade em ativos movidos a carvão, um sistema de despacho inflexível e falta de transparência e acessibilidade de dados para os participantes do mercado.

  4. Cinco Regras de Ouro ajudarão a construir um regime de política consistente e garantirão a confiabilidade do sis­tema e a rentabilidade. A China tem a oportunidade de saltar para um modelo de sistema elétrico liderado por fontes renováveis que garanta rentabilidade e confiabilidade. As Cinco Regras de Ouro que desenvolvemos neste docu­mento ajudarão os formuladores de políticas a ver os diversos instrumentos de políticas e os mercados setoriais emergentes de forma pragmática e coerente, levando em conta as interdependências e evitando inconsistências:

    Regra de Ouro 1: Utilizar eficientemente a capacidade de geração existente através da implementação de mercados de curto prazo.

    Regra de Ouro 2: Incentivar a flexibilidade para garantir a confiabilidade e adequação do sistema.

    Regra de Ouro 3: Fornecer receitas estáveis para novos investimentos em fontes renováveis.

    Regra de Ouro 4: Gerenciar o declínio do carvão e suas consequências estruturais.

    Regra de Ouro 5: Reconhecer o papel central da transparência e da acessibilidade aos dados.

Summary:

A China tornou-se um dos principais países do mundo no combate às mudanças climáticas. Ela assumiu uma postura proativa nas negociações climáticas da ONU e agora lidera o mundo no setor de energia renovável. Ao mesmo tempo, a China continua a lutar com a própria poluição do ar e as emissões de gases de efeito estufa. Enquanto as emissões chinesas diminuíram nos últi­mos anos, elas começaram a subir novamente em 2017.

Um dos maiores projetos de energia limpa da China é a transformação de seu setor elétrico. O governo pre­tende aumentar a participação de eletricidade com base em combustíveis não fósseis em seu sistema elé­trico para 50% até o ano 2030. De acordo com nossos cálculos (e com os de outros), essa meta é ambiciosa, mas viável. Apesar das conquistas dos últimos anos, desafios significativos permanecem, especialmente no que diz respeito à reestruturação do sistema elétrico.

Este relatório aborda alguns desses desafios detalhada­mente. Baseia-se nas lições (positivas e negativas) que aprendemos na Europa nas últimas décadas. O princi­pal insight oferecido pelo relatório é que uma perspectiva holística é necessária para assegurar a compatibilidade entre os instrumentos de política. Nós resumimos nossas descobertas em Cinco Regras de Ouro.

Espero que você considere este relatório estimulante e que ajude a catalisar as mudanças políticas necessárias para uma transição bem-sucedida de energia limpa na China.