Edição: Lições da experiência da Califórnia

Webinar series: Transição Energética no Mundo

Lições da experiência da Califórnia

4ª edição

01 de setembro de 2020

 

Nesta edição da série Transição Energética no Mundo, o Comissário da California Energy Commission, Andrew McAllister, apresenta as principais iniciativas da política energética que tem a meta de se tornar a região neutra em carbono até 2045.

Andrew iniciou sua apresentação esclarecendo que a interrupção e o risco de confiabilidade do sistema elétrico da Califórnia, em meados de agosto, não foram causados pela transição da matriz para energias renováveis.

Na visão dele, os eventos foram resultados de uma improvável conjunção de fatores, entre os quais se destaca a maior onda de calor da história que afetou toda a costa oeste dos EUA e evidenciaram que o enfrentamento das mudanças climática já são realidade, e que o enfrentamento deste desafio demanda formas diferentes e novas de planejar e operar o sistema elétrico.

O Comissário acredita que a transição do setor elétrico se dará pelo maior aproveitamento dos recursos distribuídos de geração, armazenamento e flexibilidade de carga, o que requer o uso de tecnologias digitais na rede de distribuição. Andrew destacou a importância da gestão da demanda e dos padrões mínimos de eficiência, para equipamentos e edifícios, como instrumentos para tornar viável a redução das emissões.

Mário Veiga, diretor fundador e CINO da PSR e membro do E+ Painel, atuou como moderador do webinar.

Newsletter

Subscribe and stay updated.