FAQ

Nossa independência na condução das discussões com todos os setores da sociedade, pretende conduzir a respostas concretas para questões levantadas com maior frequência.

O que é transição energética?

A transição energética se caracteriza por um conjunto de mudanças nos padrões de produção e uso da energia na sociedade, provocado pela maior penetração de renováveis na matriz energética global. Os principais vetores dessa transição são a redução dos custos das tecnologias de geração renovável e armazenamento de energia, bem como o engajamento dos governos e do sistema financeiro global à mitigação das mudanças climáticas. As bases para uma transição energética incluem a modernização de desenhos de mercado e de modelos de negócio, o avanço da digitalização e o desenvolvimento das tecnologias associadas à energia.

Por que falar sobre transição energética?

Além de estruturante no desenvolvimento, a energia é um dos motores da economia global. Por seu pioneirismo na geração de energia de baixo carbono, o Brasil tem vocação para posicionar-se na liderança da transição. As decisões no presente, no Brasil e no mundo, produzirão efeitos no longo prazo. É fundamental que as decisões sejam tomadas com base em conhecimento científico sólido e por meio de diálogos amplos, inclusivos, plurais e independentes para potencializar tanto a evolução sistêmica quanto a evolução energética integrada, dinâmica e eficiente no Brasil.

Quais os desafios da transição energética brasileira?

A transição energética trata de um profundo processo de transformação nas estruturas econômica, social e política do país, e o maior desafio brasileiro nesse processo é equalizar diferentes visões, necessidades e prioridades para que esta transformação seja possível dentro de princípios técnicos e econômicos e com benefícios para toda a sociedade. O desafio está em identificar e buscar respostas pragmáticas sobre quais desafios precisam ser superados, quais tarefas são fundamentais e quais são as soluções economicamente eficientes e concretas para essas questões.

Como funciona a metodologia de trabalho do Instituto E+?

A equipe do Instituto E+ interage com stakeholders e especialistas de todos os setores envolvidos na transição energética no Brasil e no mundo. Nessa interação, produz, reúne e disponibiliza estudos com base em conhecimento técnico-científico sólido, que subsidiam a tomada de decisões. Ao mesmo tempo, o E+ Painel, que reúne renomados especialistas, identifica e debate as questões fundamentais da transição energética para formular e antecipar soluções de longo prazo.

Quem financia o Instituto E+ Transição Energética?

O Instituto E+ é financiado por recursos de fundações e organismos internacionais captados pelo Instituto Clima e Sociedade, organização filantrópica que destina recursos de financiadores às iniciativas voltadas para a discussão da transição energética, entre outros temas.

O que garante a independência do Instituto E+ Transição Energética?

Por não estar subordinado a empresas ou ao governo, o Instituto E+ atua com isenção e independência, sempre apoiado na pluralidade de visões, no diálogo e no rigor científico como base para o desenvolvimento.

Cadastre-se

Quer ser avisado sobre os conteúdos produzidos pelo E+?