Contribuição na consulta pública do Rehidro e do PHBC 

O Instituto E+ contribuiu para a tomada de subsídios sobre o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro) e Programa de Desenvolvimento Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC), promovida pelo Ministério da Fazenda.  

Em sua manifestação, o E+ destacou a importância de mecanismos robustos de certificação para assegurar que os projetos do segmento resultem efetivamente na produção de hidrogênio de baixo carbono, como auditorias independentes e critérios claros de rastreabilidade. Também foram abordadas questões relacionadas à alocação mínima de energia renovável para tanto, enfatizando a necessidade de compromissos contratuais que garantam o uso prioritário de fontes renováveis para esse fim. 

Além disso, o E+ analisou a capacidade atual da indústria nacional para atender aos requisitos de conteúdo local, sugerindo políticas de estímulo para fortalecer cadeias produtivas. Também reforçou a importância de padrões internacionais para certificação de hidrogênio, garantindo sua competitividade no mercado global. Por fim, foram discutidos desafios relacionados à definição de um preço de referência para o hidrogênio e à identificação de produtos substitutos, com vistas a orientar políticas públicas e atrair investimentos para o setor.