Resumo:

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA.

Entender mais, para esclarecer melhor.

A urgência e complexidade das mudanças climáticas vêm se tornando uma questão diária nas pautas socioeconômicas e políticas em todo o mundo. Na busca por soluções mais responsáveis e conectadas com o ambiente, para otimizar as perspectivas de transições rápidas para energia limpa, uma janela de oportunidade
vem se abrindo com a transição energética.

A transição energética, porém, envolve termos e conceitos complexos, que muitas vezes geram confusão nas discussões sobre o assunto e que, quando aplicados de forma equivocada, transmitem mais desinformação do que esclarecimentos. Esse desalinhamento de conceitos ocorre mesmo entre atores do setor de energia, comunicadores e jornalistas, organizações não governamentais ou ainda personalidades públicas e influenciadores que discutem o tema. Por isso, não raro, observamos expressões que carecem de embasamento técnico confiável, como o conceito de “adaptação” sendo usado para definir ações de “mitigação”, para citar um exemplo simples. Em casos extremos, porém, a diferença de conceitos pode representar o futuro em dois planetas diferentes, como, por exemplo, “neutralidade de carbono” e “neutralidade climática”.

Com o objetivo de entender melhor a transição energética e seus conceitos, o Instituto E+ Transição Energética produziu esse manual com os termos e conceitos mais usuais explicados de forma clara, incluindo esclarecimentos sobre expressões mal empregadas ou dúbias, que geram confusões de interpretação e significativas falhas na comunicação do setor.