Resumo:

Reflexões sobre a transição energética brasileira: o caso da Petrobras 

Quais dinâmicas levam a uma mudança estrutural de uma transição energética nacional? Essa questão norteia o artigo Perspectivas da transição energética brasileira, publicado recentemente pela nossa consultora sênior Stefania Relva com os pesquisadores Drielli Peyerl e Vinicius Oliveira da Silva na revista alemã Cadernos Adenauer. 

O estudo aborda peculiaridades do país e o papel da principal empresa de energia brasileira, a Petrobras. Tópicos como a transição energética no decorrer da história brasileira e o papel da companhia na atual transição fazem parte dessas reflexões. 

Nesse contexto, destacam-se alguns pontos centrais que precisam ser repensados para que as perspectivas sobre o tema não sejam frustradas ou atrasem nossa contribuição potencial para um mundo mais sustentável. Dentre as possibilidades, a atuação da Petrobras com combustíveis renováveis. 

No total, a publicação traz um conjunto de nove artigos sobre alguns dos principais assuntos da política ambiental brasileira na atualidade, apresentando temas, explicitando os principais desafios e convidando a refletir sobre possíveis caminhos para a construção de uma governança sustentável.