O ano de 2050 está associado a muitas esperanças e medos. Até esse ano, a Alemanha pretende completar sua transição para um sistema elétrico baseado quase completamente em fontes renováveis. Mas tal sistema será financeiramente viável?
Para responder a essa pergunta, pedimos aos especialistas do Öko-Institut que estudassem várias opções para o desenho do sistema de energia no futuro e comparassem os seus custos.
O estudo considera quatro cenários diferentes para o sistema de energia em 2050: dois cenários baseados em combustíveis fósseis (um em carvão e outro em gás natural) e dois cenários com sistemas baseados em fontes renováveis que diferem em termos de implantação de tecnologia de armazenamento. Nessa comparação “2×2”, os autores avaliam os custos totais do sistema e as emissões de CO2 produzidas por configurações alternativas do sistema de energia.
Uma conclusão importante do estudo é que as vantagens relativas associadas a cada cenário dependem fortemente dos preços futuros dos combustíveis e CO₂. E, embora seja difícil estimar os preços que prevalecerão em 2050, o exercício de raciocínio conduzido neste estudo deixa clara uma coisa: abandonar a transição de energia não significa que os custos desapareçam – isso apenas leva a custos diferentes. E que podem acabar sendo maiores do que o esperado.
Endereço para correspondência: