Seminário: Sistemas de Armazenamento Hidráulico

O armazenamento hidráulico pode ter um papel relevante na segurança energética e na integração das fontes renováveis no setor elétrico brasileiro. A questão foi tema de seminário realizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) no dia 20 de março de 2025. O evento reuniu representantes de órgãos reguladores, empresas do setor e especialistas nacionais e internacionais, incluindo ANEEL, ONS, EPE, CCEE, ABRAGE, IHA, CTG Brasil e Neoenergia. 

Os debates abordaram desafios e oportunidades para a implementação dessas soluções no país, com destaque para a viabilidade técnica e econômica das usinas reversíveis, experiências internacionais, modelos de financiamento e inovação tecnológica. 

O Instituto E+ reforça a importância de se aproveitar o armazenamento hidráulico existente como um pilar estratégico para a descarbonização do setor elétrico e destaca a necessidade de avanços para viabilizar essa transição de forma sustentável, particularmente no que diz respeito ao atendimento do aumento de flexibilidade do sistema. 

Baixe o material completo e confira todos os detalhes.