Workshop: Grupo de Trabalho de Tributação do SAF 

Como viabilizar a produção e o consumo de SAF no Brasil com competitividade, segurança jurídica e previsibilidade regulatória? 

Esse foi o foco do workshop promovido pelo Grupo de Trabalho de Tributação do SAF, realizado em 13 de maio de 2025, no Observatório Nacional da Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, em Brasília.  

O evento reuniu representantes de ministérios, agências reguladoras, instituições financeiras, indústria e setor produtivo para debater mecanismos fiscais que tornem o SAF viável, competitivo e alinhado aos compromissos de descarbonização do Brasil. 

O Instituto E+ esteve presente nas discussões, com foco no fato de que a consolidação do SAF no Brasil depende de uma abordagem integrada, com clareza regulatória, previsibilidade de longo prazo e instrumentos eficazes de financiamento. Afinal, a criação de um ambiente de negócios favorável é essencial para atrair capital, promover a segurança jurídica e posicionar o Brasil como liderança global na transição para combustíveis limpos na aviação. 

Confira mais detalhes no relatório técnico produzido pela assistente técnica de projetos do Instituto E+, Ingryd Karine B. Bruno.