O Instituto E+ é um think tank brasileiro independente que atua conectando governos, indústria, sociedade civil e academia para pautar a transição energética e a transformação verde da indústria como vetores do desenvolvimento socioeconômico do país.
O E+ promove o debate sobre esses temas com base em evidências científicas, por meio de interlocuções com diversos atores, desenvolvimento de estudos e difusão de conhecimento na área de descarbonização, com ênfase na bioeconomia, setor elétrico e produção industrial, incluindo o fomento a novos investimentos industriais verdes no país. Para tanto, o Instituto conta com uma equipe multidisciplinar e uma ampla gama de parceiros estratégicos.
Fortalecer o Instituto E+ para ampliar sua contribuição na construção de políticas públicas em favor da transição energética justa
Garantir que a transição catalise o desenvolvimento socioeconômico do país, por meio principalmente da neoindustrialização verde.
Promover a bioeconomia como um pilar estratégico do desenvolvimento e da desfossilização da economia nacional.
Estimular a eficiência e a sustentabilidade na operação e expansão do setor elétrico brasileiro.
Promover a tese de que a transição energética justa e o desenvolvimento econômico e social não são excludentes e geram valor.
Contribuir para que o país seja uma liderança verde, com neutralidade em carbono, crescimento econômico e justiça social.
A transição energética é um vetor do desenvolvimento econômico e tem de ser socialmente justa, economicamente eficiente e comprometida com a ciência.
Isenção institucional, perspectiva crítica e ausência de vínculos partidários.
Ferramenta essencial para o engajamento da sociedade e a construção de novas visões.
Foco em soluções pragmáticas com repercussão no médio e longo prazo.
Defesa de opções tecnológicas apenas quando comprovadas cientificamente.
Trabalhos cientificamente embasados e tecnicamente consistentes.
Busca de equilíbrio entre os interesses econômicos, sociais e ambientais.
Consideração das características das diferentes regiões do país, sem “importação” de soluções.
O Instituto E+ é financiado com recursos de fundações e organismos nacionais e internacionais, e não recebe dinheiro de empresas ou governos. Isso garante sua independência, transparência e pluralidade no diálogo com todos os setores da sociedade. A prestação de contas do seu trabalho e do uso desses recursos faz parte da essência do Instituto E+.
Endereço para correspondência: