Após passar por um processo de análise junto ao NGO Source, o Instituto E+ Transição Energética recebeu a certificação de Equivalency Determination (ED), tornando-se equivalente a uma Certified Public Charity dos Estados Unidos. Essa equivalência significa que o Instituto E+ foi avaliado e reconhecido como uma organização que atende aos padrões de transparência e responsabilidade das organizações sem fins lucrativos estadunidenses, facilitando a captação de recursos de fundações, doadores e parceiros dos Estados Unidos.
O NGO Source, responsável pelo processo de certificação, é um programa criado pela TechSoup Global, uma rede internacional de organizações não governamentais que oferece suporte técnico para outras organizações. O principal objetivo do programa é orientar possíveis beneficiários estrangeiros de doações estadunidenses, facilitando o processo de análise legal, fiscal e de atividades.
“A certificação nos fortalece enquanto organização e nos aproxima de importantes stakeholders e possíveis parceiros estadunidenses, além de reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento de projetos e iniciativas de transição energética justa e transformação industrial”, avalia a diretora-executiva do Instituto E+, Rosana Santos.
Além dessa relevância prática e operacional, o processo reafirma as diretrizes do trabalho do think tank, com mais essa chancela para uma atuação em defesa da neoindustrialização verde no Brasil, da bioeconomia como vetor da transição justa, do desenvolvimento econômico e da desfossilização da economia, bem como do estímulo à expansão sustentável do setor elétrico.