02/2024

Instituto E+ e Secretaria de Desenvolvimento de Minas fecham acordo de cooperação técnica

Publicado por: emais
Categoria: Imprensa

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

O Instituto E+ Transição Energética e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) fecharam um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de políticas públicas para a transição energética no estado.

“O principal objetivo do acordo é o desenvolvimento de um projeto de modelagem do estado no Energy Policy Simulator para análises e simulações de políticas energéticas e cenários da transição”, explica a diretora de Energia da secretaria, Mariana de Oliveira, da SEDE, acrescentando que o escopo da parceria também prevê o apoio do E+ para o desenvolvimento de políticas públicas para transição.

O Energy Policy Simulator é uma plataforma que avalia políticas de descarbonização e visualiza fluxos de caixas, geração de empregos, emissões de gases de efeito estufa e parque de geração de energia ligados ao tema, entre outras informações.

“A parceria está totalmente alinhada com a atuação do E+ no desenvolvimento de estudos, análises e propostas de políticas públicas ligados à transição energética”, destaca a diretora-executiva do think tank, Rosana Santos, lembrando que a entidade atua como policy influencer e também trabalha com a difusão de informações sobre o tema e iniciativas de articulação e engajamento.

Com duração de dois anos, a parceria também prevê o compartilhamento de dados estatísticos e informações sobre a transição energética, entre outros, relativos ao estado de Minas Gerais.

“O estado tem um enorme potencial de descarbonização de setores industriais hoje dependentes de combustíveis fósseis, que poderiam se beneficiar do hidrogênio de baixo carbono para gerar produtos de maior valor agregado”, destaca Rosana, acrescentando que esse hidrogênio pode ser produzido no próprio estado ou em outros locais do país.

Mariana destaca os impactos econômicos e sociais para Minas Gerais: “esse processo não só pode ampliar a arrecadação, como aumentar a geração de empregos de qualidade e contribuir com o desenvolvimento do estado”, completa.

Sobre o E+ -- O Instituto E+ Transição Energética é um think tank brasileiro independente, que atua como policy influencer e promove o amplo diálogo para pautar a transição energética. O foco do Instituto é a transformação industrial para a neutralidade climática como vetor de desenvolvimento socioeconômico. Saiba mais em: https://emaisenergia.org/

Sobre a SEDE – A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais tem a missão de promover um ambiente atrativo para novos negócios e fortalecimento dos setores econômicos existentes no estado, possibilitando a diversificação e o desenvolvimento da economia, inclusive por meio da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para a geração de emprego e renda. Saiba mais em: https://www.desenvolvimento.mg.gov.br/

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Desafios para o hidrogênio contribuir com o desenvolvimento do Brasil Ver conteúdo
Webinar: estudo relaciona hidrogênio e desenvolvimento do país Ver conteúdo
Eficiência energética, um vetor da transição*  Ver conteúdo