02/2024

Reflexões sobre a transição energética brasileira: o caso da Petrobras

Publicado por: emais
Categorias: Artigo de opinião | Publicação

Quais dinâmicas levam a uma mudança estrutural de uma transição energética nacional? Essa questão norteia o artigo Perspectivas da transição energética brasileira, publicado recentemente pela nossa consultora sênior Stefania Relva com os pesquisadores Drielli Peyerl e Vinicius Oliveira da Silva na revista alemã Cadernos Adenauer.

O estudo aborda peculiaridades do país e o papel da principal empresa de energia brasileira, a Petrobras. Tópicos como a transição energética no decorrer da história brasileira e o papel da companhia na atual transição fazem parte dessas reflexões.

Nesse contexto, destacam-se alguns pontos centrais que precisam ser repensados para que as perspectivas sobre o tema não sejam frustradas ou atrasem nossa contribuição potencial para um mundo mais sustentável. Dentre as possibilidades, a atuação da Petrobras com combustíveis renováveis.

No total, a publicação traz um conjunto de nove artigos sobre alguns dos principais assuntos da política ambiental brasileira na atualidade, apresentando temas, explicitando os principais desafios e convidando a refletir sobre possíveis caminhos para a construção de uma governança sustentável.

Baixe o artigo aqui.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Instituto E+ é certificado com Equivalency Determination Ver conteúdo
Consumidor, muito além de um pagador de contas das crises Ver conteúdo
G20: Descarbonização da indústria e desenvolvimento do Sul Global pautam evento do Instituto E+  Ver conteúdo